NUEVO Debate – Assédio Moral, com a professora Dra. Lis Andrea Soboll

Transcrição e Resumo por

Karina Rossetto Obrzut

Segundo a Dra. Lis Andrea Soboll, entrevistada do Nuevo Debate, o assédio moral é caracterizado por um conjunto de práticas hostis, humilhantes e constrangedoras que visam ferir a dignidade do trabalhador, ocorrendo de forma repetitiva. Nesse sentindo, diz ela, esse modo de assédio é classificado como um tipo de violência psicológica no ambiente de trabalho.

A professora prossegue elencando as quatro formas mais frequentes do assédio moral: ataque direto à pessoa, no qual são utilizadas as características pessoais para realizar a perseguição; modificação das condições do ambiente de trabalho, como a negação do acesso a algum equipamento; atos de isolamento, privando o indivíduo do convívio com os demais; e a forma verbal por meio do uso de gritos e palavras de baixo calão.

A pesquisadora separa o assédio moral em interpessoal, quando se possui um alvo definido para direcionar os ataques, e organizacional, quando não há um alvo específico e ocorre, por exemplo, na gestão de uma liderança por meio de pressões de produtividade. A entrevistada ressalta que, em alguns casos, o assédio moral pode ocorrer como uma represália pelo indivíduo ter resistido ao assédio sexual.

O trabalhador brasileiro, segundo Soboll, tomou conhecimento do assédio moral a partir de discussões criadas pelos sindicatos. Contudo, ela pondera que a identificação dessa violência no cotidiano não é tão fácil, pois nem toda hostilização será diagnosticada como tal. Assim sendo, a pesquisadora recomenda que o sujeito avalie a sua situação, anote as ocorrências e observe se o mesmo ocorre com seus colegas. Confirmado o assédio, deve-se contatar alguém de confiança dentro da própria empresa ou em órgãos competentes.

Por fim, a professora diz que as empresas podem combater o assédio moral por meio do desenvolvimento de relações de respeito e da identificação dos seus espaços mais propícios para essa violência, bem como alterações em sua forma de gestão e medidas específicas para a sua situação particular.

Confira a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria com a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s