NUEVO Debate – Sofrimento no Trabalho, com o professor e psicólogo Dr. Willian Mac-Cormick Maron

Transcrição e resumo por

Karina Rossetto Obrzut

De acordo com o Dr. Willian Mac-Cormick Maron, dentro da psicanálise, a violência é conceituada como uma tentativa de aniquilação do outro como um sujeito, ocorrendo por meio de atos ou de palavras. Nas organizações, é muito comum que as práticas violentas sejam atreladas somente à relação empregador-empregado, sendo expressas, por exemplo, em um gestor ríspido e autoritário para com os seus funcionários. No entanto, alerta o professor, a violência está além dessas situações, podendo ocorrer pela chamada aniquilação do desejo.

Essa forma de violência, explica o psicólogo, consiste na retirada da autonomia do indivíduo de desejar por si só, o colocando em uma posição de somente atender aos desejos que lhes são impostos pela empresa, gerando tensões e estresses no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é possível tratar sobre uma perda da individualização do sujeito. Segundo Maron, esse processo se dá pela invasão, no indivíduo, de discursos criados pelas organizações, os quais ditam como deve ser o seu comportamento para a obtenção de sucesso. A principal consequência disso é um indivíduo que não se vê mais como alguém capaz de desejar, mas apenas como alguém que deve responder as demandas de um mercado. 

Dessa forma, ressalta o psicólogo, surgem pessoas extremamente envolvidas com a sua empresa, pois a identidade adulta é altamente relacionada ao trabalho. Essa priorização exacerbada da profissão, além de prejudicar os demais aspectos da vida do indivíduo, pode se tornar um vício, ao ponto do sujeito só alcançar o prazer ao realizar aquela atividade específica, mesmo que seja algo sofrível. Assim sendo, ele aponta que, ao ser despedido, o sujeito se vê desnorteado e precisa reaprender quem ele é.

Por fim, Maron pondera que é quase impossível alcançar a satisfação e o equilíbrio em todos os aspectos de nossa vida. Para ele, a partir do momento que nos dedicamos a um campo específico, os demais ficam carentes. Desse modo, o professor indica que devemos aprender a lidar com a perda para sabermos como ganhar.

Confira a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria com a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s