NUEVO Debate – Gênero e Organizações, com a professora Dra. Nanci Stancki da Luz

Transcrição e resumo por

Karina Rossetto Obrzut

De acordo com a Dra. Nanci Stancki da Luz, gênero pode ser definido como aquilo que uma sociedade compreende por ser um homem e ser uma mulher, dentro de um determinado momento histórico. Em nossa sociedade, diz ela, esse entendimento foi moldado pelo patriarcado, no qual o homem era encarado como o provedor da família, e a mulher era concebida como a responsável pelo trabalho doméstico e cuidado com os filhos, além de ter a sua própria educação voltada para a submissão à figura masculina.

Dessa forma, prossegue a professora, apesar dos avanços conquistados pelo movimento feminista, uma das barreiras que a mulher ainda enfrenta, no mercado de trabalho, é a dificuldade de eliminar a representação que ainda se tem do gênero. Devido a isso, explica que as mulheres precisam estar continuamente provando a sua capacidade de exercer profissionalmente certas funções, principalmente as que, historicamente, foram atreladas aos homens, como também o seu merecimento em receber os mesmos salários.

Stancki aponta que a divisão desigual do trabalho doméstico também é um obstáculo enfrentado pela mulher que está inserida no mercado de trabalho, pois isso gera uma sobrecarga de tarefas e prejudica o seu desempenho em suas atividades. Outro aspecto levantado pela entrevistada diz respeito à questão do assédio, o qual é mais comum com as mulheres, uma vez que o seu corpo sempre foi tomado como um objeto disponível aos desejos masculinos. Em relação aos homens, a professora comenta que, por ele ser visto como o responsável pelos ganhos financeiros da família, ao perder o emprego, esse sujeito acaba-se como indivíduo e sente-se inferiorizado caso a mulher seja a provedora.

Por fim, a Stancki indica que a chave para mudar essa situação está em eliminar a desigualdade de nossa sociedade. Para isso, ela diz que deve ocorrer um trabalho conjunto em todas as instituições que formam o indivíduo socialmente, começando por levar a discussão de gênero para o ambiente escolar e realizar uma distribuição igualitária de tarefas domésticas entre irmãos e irmãs. Além disso, destaca que as próprias empresas precisam levar, aos seus colaboradores, discussões pertinentes ao tema.

Confira a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria com a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento
científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s