NUEVO Debate – Violência nas Organizações Modernas, com o professor Dr. René Seifert Jr

Resumo e Transcrição por

Karina Rossetto Obrzut

Fonte:

O professor Dr. René Seifert começa tratando sobre o ser humano moderno. Citando Balman, ele diz que uma das principais características do homem moderno é a exacerbada preocupação em sempre estar progredindo e realizando alguma atividade, nunca permanecendo em um estado de relaxamento. Desse modo, tendo em vista o atual modelo econômico, a violência acaba se acentuando nas organizações modernas, refletindo em quadros de estresses, ansiedade e casos de suicídios entre os trabalhadores.

Nesse ângulo, Seifert aponta que as organizações atuais estão orientadas para um crescimento contínuo e, dessa forma, procuram explorar os seus recursos disponíveis ao máximo, sendo o ser humano um dos principais. É partir dessa perspectiva, que a jornada de trabalho é estendida para além das oito horas diárias, tornando cada vez mais comum o tipo de funcionário que utiliza seus momentos de lazer para tarefas profissionais.

O pesquisador ressalta que a instituição escola também se tornou violenta, no sentido de que as ementas não conversam com os interesses, limites e diferenças dos alunos, mas apenas com aquilo que determinados grupos de pessoas consideram pertinente para os discentes. Isso, afirma Seifert, é verificado do primário ao ensino superior e se mostra como uma preparação para o mercado de trabalho moderno, no qual o ser humano é apenas um autômato, sem espaço para expressar a sua subjetividade.

Por fim, o professor afirma que é crescente a necessidade de se buscar por alternativas na organização não convencional, produzindo não para a troca comercial, mas sim com uma forma de conviver amigavelmente com amigos e familiares, além de proporcionar experiências nas quais a subjetividade dos indivíduos encontra um caminho para se expressar.

Para assistir a entrevista completa, acesse o link:

O Nuevo Debate é uma parceria com a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s