[Evento] I Ciclo de Seminários PPGTE – PPG – PCT: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

No mês de outubro, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) da Unicamp promovem I Ciclo de Seminários PPGTE – PPG-PCT com o Seminário Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

A iniciativa faz parte do projeto “Tecnologia Social e Cidadania Sociotécnica: Política Científica e Tecnológica para Inclusão Social”, aprovado pelo CNPq para formação de doutores por meio da parceria entre os dois Programas.

Além do fortalecimento de laços, o Projeto prevê o intercâmbio de discentes e docentes e a potencialização da capacidade das duas instituições para desenvolvimento de pesquisas em interações com as comunidades. O Projeto também visa ao fortalecimento das bases teóricas e epistemológicas subjacentes às políticas científicas e tecnológicas que analisam os docentes e grupos de pesquisa dos dois programas.

Nas tardes das quintas-feiras do mês, com início às 16 horas, ocorrerão apresentações de docentes da Unicamp exibidas ao vivo no canal do Youtube do Projeto (bit.ly/SeminariosPPGTE-PPG-PCT). Essas apresentações são abertas ao público.

A pergunta colocada pelo título deste Seminário se deve ao fato de que as doutorandas e doutorandos do PPGTE que participarão do Projeto se referem em suas propostas de trabalho as três expressões que ele abarca. Assim, parece conveniente, com vistas à criação de um marco analítico-conceitual comum, discuti-las com alguma profundidade.

Mais do que isso, se deve a que elas possuem histórias, contextos de significação, implicações frente à “Cidadania Sociotécnica” e vertentes de orientação da “Política Científica e Tecnológica para Inclusão Social” diferentes.

As apresentações e a interação com o público serão mediadas por docentes do PPGTE. Assistentes ao Seminário poderão fazer perguntas e comentários por meio de chat no ambiente do evento. Será disponibilizado certificado de participação.

Programação:

01/10 – 16h-19h: Prof. Dr. Renato Dagnino, professor titular no PPG-PCT da Unicamp e professor visitante em várias universidades latino-americanas. Sua exposição estará baseada no seu último livro: “Tecnociência Solidária, um Manual Estratégico”, que deverá ser consultado pelas doutorandas e doutorandos do PPGTE e pelas pessoas interessadas em utilizar mais produtivamente o tempo destinado a comentários e perguntas;

08/10 – 16h-18h: Prof. Dr. Rafael Dias, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e no PPG-PCT. Desenvolve pesquisas em temas ligados a políticas de ciência, tecnologia e inovação, análise de políticas públicas, inovações inclusivas e tecnologia social;

22/10 – 16h-18h: Prof.ª. Drª. Milena Pavan Serafim, professora do curso de Administração Pública, no Programas Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e no PPG-PCT. Tem pesquisas nas áreas Análise de Políticas Públicas e de Instituições; Atores, Governança e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Educação Superior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s