Professor Dagnino revisita trajetória de Ciência e Tecnologia e propõe a Tecnociência Solidária

Realizado em 01/10/2020

Prof. Dr. Renato Dagnino

I Ciclo de Seminários PPGTE – PPG-PCT: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

Foi iniciado na tarde de ontem, 1 de outubro, o I Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária? O evento faz parte de projeto conjunto entre o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e do Programa de Pós-graduação em e Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A iniciativa é apoiada pelo CNPq e tem como objetivo a formação de doutores em áreas estratégicas.

Titular no PPG-PCT da Unicamp, professor visitante em várias universidades latino-americanas, autor de vários livros e uma das lideranças internacionais do campo de conhecimento dos Estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade, Renato Dagnino foi o palestrante desta primeira sessão do Ciclo. Em sua abordagem, o professor revisitou a trajetória da formação conceitual de Ciência e Tecnologia, bem como suas implicações na configuração de políticas governamentais, atuação empresarial e reflexos no cotidiano das pessoas e na formação cidadã.

A partir de uma análise crítica dos padrões de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, Dagnino conduziu a reassociação dos elos existentes entres estes campos. Ao se dirigir à Ciência e Tecnologia, por exemplo, pontuou suas ligações com o universo empresarial. Segundo sua explanação, este tipo de vínculo forma uma Tecnociência, a qual, ao se acreditar que a Tecnologia precisa passar pelas empresas para chegar à Sociedade, está “contaminada por valores e interesses” que fundem as duas áreas e maculam seus limites. Desta forma, políticas de Ciência e Tecnologia privilegiam e colocam como questão central que a empresa é o locus da inovação, afirma o professor.

E é em contraponto a este panorama que Dagnino propõe o termo Tecnociência Solidária. Tema de seu último livro(*), esta expressão propõe um passo posterior ao conceito de Tecnologia Social e se traduz por “demandas cognitivas decorrentes de atividades que visem ao bem-estar da coletividade e da conservação ambiental, em especial as necessárias à vida em comunidade”. Para operacionalizá-la, o professor elenca um conjunto de proposições que envolvem formação de pessoas, compras públicas, estabelecimento de empreendimentos autogestionários, dentre outras frentes.

A segunda rodada do seminário acontece na próxima quinta-feira, 08/10, às 16h, com professor Rafael Dias.

Para obter mais informações e notificações sobre I Ciclo de Seminários PPGTE – PPG-PCT, siga as redes sociais do projeto entre PPGTE e PPG-PCT:
Instagram: http://www.instagram.com/utfpr_unicamp_ppgte_ppgpct
Youtube: Projeto PPGTE PPG-PCT

(*) O livro Tecnociência Solidária — um manual estratégico, já em sua segunda edição, está disponível para aquisição no website da editora: https://lutasanticapital.com.br/products/tecnociencia-solidaria-um-manual-estrategico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s