
Resumo e Transcrição por
Karina Rossetto Obrzut
Segundo o professor Dr. Rafael Rodrigo Mueller, a tecnologia geralmente é enquadrada nas ciências exatas, todavia, as tecnologias gerenciais se encontram na área das ciências humanas e sociais. Elas podem ser definidas, diz ele, como conjuntos de conhecimentos científicos historicamente acumulados que contribuirão para a gestão das funções laborais no âmbito organizacional.
Nesse sentido, o professor explica como a evolução da indústria levou à criação de tecnologias gerenciais, uma vez que a substituição do trabalho artesanal por máquinas, além de intensificar as linhas de produções por meio do sistema mecânico automatizado, exigiu a implementação de ferramentas gerenciais para administrar e otimizar a produção em larga escala de mercadorias. Assim sendo, destaca que as primeiras estratégias gerenciais consistiam em remunerações por nível de produtividade e organização e melhorias nas condições de trabalho.
Outro ângulo abordado pelo entrevistado trata sobre a relação feita entre tecnologias gerenciais e a concepção de positividade no trabalho, no sentido de que a ocupação profissional dignifica o indivíduo socialmente. Desse modo, prossegue Mueller, nasceu o conceito de empreendedorismo de si, no qual o trabalhador deve se valorizar, funcionar e pensar tal qual uma empresa. Como resultado, diz ele, a sociedade acaba voltada para a produtividade necessariamente dentro do trabalho, gerando quadros de estresse, depressão etc.
Além disso, Mueller critica a ideia, proporcionada pelas tecnologias gerenciais, de conceber o trabalho como o único fim relevante para a educação, argumentando que nós, enquanto humanos, possuímos diversas dimensões que devem ser abarcadas igualitariamente por ela, como as artes, os esportes etc. Por fim, aponta que a própria educação voltada para a humanização é a chave para alterar esse cenário, possibilitando a consciência crítica dos sujeitos acerca da lógica laboral presente em nossa sociedade.
Confira a entrevista completa:
O Nuevo Debate é uma parceria entre a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.
Deixe um comentário