Professora Milena Pavan Serafim pontua necessidade de Tecnologias Sociais ocuparem espaço para influenciar políticas públicas

Realizado em 22/10/2020

Profa. Dra. Milena Pavan Serafim (Unicamp)

I Ciclo de Seminários PPGTE – PPG-PCT: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

Professora da Unicamp descreveu trajetória de centralidade do poder público na configuração de incentivos e suporte a tecnologias.

Evento encerrou “I Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?”

Como parte de projeto apoiado pelo CNPq para formação de doutores em áreas estratégicas, desenvolvido entre o Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e o Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encerrou-se na quinta-feira, 22 de outubro, o Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?, com palestra da Professora Milena Pavan Serafim.

A apresentação da professora do PPG-PCT, que também leciona na Faculdade de Ciências Aplicadas e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais da Unicamp, abordou as relações entre Tecnologias Sociais e Políticas Públicas. A partir da ilustração de dados coletados em pesquisa na América Latina, Professora Doutora Milena contou que o ponto em comum entre 50 experiências mapeadas no Brasil, Argentina, México e Colômbia foi a centralidade do poder público como organizador de redes e mantenedor de iniciativas que contam com a participação social no campo das tecnologias.

Os resultados desta pesquisa conduziram a palestrante a argumentar sobre a importância de movimentos sociais pautarem a atuação governamental a fim de impulsionar a Tecnociência Solidária. A partir do cruzamento desta constatação com outro levantamento acerca de quem protagoniza eventos capitais e influenciadores da Ciência e Tecnologia no Brasil, a palestrante detectou que este papel é desempenhado por empresas e universidades, e não pelos movimentos que anseiam maior participação social neste tema.

O delineamento deste panorama levou a professora a afirmar que as políticas públicas desconsideram a efetiva inclusão dos atores sociais. E, por consequência, elas demonstram que a ciência e a tecnologia desenvolvidas pela ação estatal não são neutras. É nesta direção que cidadãos, cidadãs e movimentos sociais necessitam reivindicar seu poder nos processos constituintes e decisórios. Isso pode permitir que não haja atuação governamental desconectada das pessoas e descontextualizadas do seu território.

Palestras estão disponíveis no Youtube

A palestra de Professora Milena foi transmitida ao vivo no canal do projeto no Youtube (bit.ly/SeminariosPPGTE-PPG-PCT), onde permanece disponível para visualização juntamente com as duas outras apresentações que integram I Ciclo de Seminários: Tecnologia Social, Inovação Social ou Tecnociência Solidária?

Na palestra do dia 1 de outubro, o professor Renato Dagnino tratou da trajetória da Ciência e da Tecnologia e a proposição da Tecnociência Solidária. No dia 8 de outubro, o professor Rafael Dias falou sobre como os padrões da Ciência e da Tecnologia criam ambiente de automatismo das escolhas técnicas.

Para obter mais informações e notificações sobre próximos eventos do projeto em parceria entre PPGTE – PPG-PCT, siga as redes sociais:

  • Instagram (www.instagram.com/utfpr_unicamp_ppgte_ppgpct);
  • Youtube (Projeto PPGTE-PPG-PCT).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s