NUEVO Debate – Violência Policial no Brasil, com o professor Dr. Rafael Alcadipani

Fonte: Imagem retirada do Canal Ciências Criminais (21 set. 2016)

Transcrição e resumo por

Karina Rossetto Obrzut

Segundo o professor Dr. Rafael Alcadipani, as forças policiais brasileiras são divididas entre: polícia militar, direcionada para a repressão do crime; polícia civil, responsável pelas investigações criminais; polícia federal, destinada aos crimes federais; polícia rodoviária federal e as guardas municipais, voltadas para questões do patrimônio público. Dentro disso, diz ele, verifica-se que a polícia militar é a que tem mais força em nosso país.

O professor prossegue tratando sobre a predominância da polícia militar. Explica que, historicamente, os governos têm investido mais nessa divisão das polícias justamente pela ideia errônea de que quanto mais soldados forem contratados, maior será a prevenção contra a violência e a criminalidade. Ele pondera que, sem dúvidas, a presença policial é um fator fundamental no combate ao crime, todavia, essa polícia em questão começou a ganhar dimensões sobressalentes perante as outras, desequilibrando o sistema de forças de segurança pública no Brasil.

Alcadipani argumenta que isso se deve aos interesses dos poderosos em momentos de manifestações, pois a polícia militar usa do seu poder coercitivo para dispersar os grupos, ao menor sinal de vandalização, com excesso de violência, quando isso deveria ser uma ação integrada entre todas as forças polícias. Por outro lado, o entrevistado aponta que a polícia civil sofre com a precarização de seu efetivo, uma vez que não parece ser interessante, para o governo, possuir uma força policial investigativa forte e independente.            

Por fim, o professor afirma estar otimista com as perspectivas para o cenário das polícias a longo prazo. Ele defende que novas gerações, com formações universitárias mais avançadas, estão ingressando nas polícias, não aceitando os abusos que ocorrem e se posicionando mais firmemente de acordo com seus valores, o que pode gerar mudanças positivas nos efetivos policias.

Confira a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria entre a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s