Capitalismo de Vigilância na Educação

Realizado dia 13/11/2020

Prof. Dr. Gustavo Matarazzo Rezende

Prof. Ms. Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna

Prof. Dr. Francis Kanashiro Meneghetti

Lucas Paulatti Kassar

Entre os dias 11 e 13 de novembro de 2020 ocorreu a II Conferência de Psicologia Histórico Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade – “Conhecimento científico e tecnológico para uma sociedade democrática e cidadã”. A II Conferência contou coma presença de eminentes pesquisadores nacionais e internacionais tanto do campo do desenvolvimento humano como do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade.

O projeto, que deu origem ao evento, consolida a parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na pessoa da Profa. Dra. Maria Sara de Lima Dias, professora do Departamento de Estudos Sociais e Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE); Prof. Andrea Vieira Zanella da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; Prof. Dra. Denise de Camargo, professora do Programa de Mestrado da Universidade Tuiuti do Paraná e Professora do Programa de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a Profa. Dra. Norma da Luz Ferrarini, Professora do Programa de Mestrado em Psicologia da UFPR; a Profa. Dra. Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov Professora do Programa de Doutorado em Administração da Universidade Federal do Paraná; Doutorando da Universidad Nacional de La Plata Argentina, Prof. Dr. Pedro Moreira Neto, professor colaborador da UTFPR no projeto TUTOR e Uni Santa Cruz. A iniciativa se propõe a fortalecer o processo de pesquisa teórica, metodológica e prática nas atividades de extensão entre ambas as instituições; ao mesmo tempo, busca consolidar produções na área para os grupos de pesquisa do CNPQ aos quais os docentes se filiam.

O evento visa, ainda, abrir novas perspectivas para compreender a prática da pesquisa e intervenção fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky sua relação com o campo CTS (Campo das Ciências, Tecnologia e Sociedade). Do mesmo modo, as contribuições da Epistemologia da Subjetividade de González Rey podem permear as categorias estruturantes desta conferência.

Além de apresentação de trabalhos de pesquisas, a conferência contou com mesas redondas, entre elas a mesa intitulada: “Capitalismo de Vigilância na Educação”, que ocorreu no dia 13 de novembro de 2020. Fizeram parte da mesa, os seguintes pesquisadores:

Prof. Dr. Francis Kanashiro Meneghetti (mediador) – Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é bolsista produtividade em pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É membro fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria Geral da Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, teoria crítica, administração, teoria das organizações e violência nas organizações.

Prof. Ms. Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna (palestrante) – Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário Curitiba (2004) e especialização em Lean Logistics (Logística Enxuta – STP) pela PUC-PR. É mestre em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e doutorando em Administração de Empresas na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), na Linha de Estudos Organizacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos organizacionais, sentido e significado do trabalho, dark side das organizações, dark side da digitalização, crowdsourcing, tecnologia da informação, Indústria 4.0.

Prof. Dr. Gustavo Matarazzo Rezende (palestrante) – Professor do Instituto Federal de São Paulo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Lucas Paulatti Kassar (facilitador) – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Curitiba e bolsista de pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018), com interesse na área de sistemas elétricos de geração e distribuição decentralizados. Atualmente atua na linha de pesquisa de Tecnologia e Trabalho e nos movimentos de Economia Solidária e Agricultura Urbana na cidade de Curitiba.

Assista a mesa completa:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s