NUEVO Debate – Intolerância Étnica, com o professor José Antonio Gediel

Transcrição e resumo por

Karina Rosseto Obrzut

Segundo o professor José Antonio Gediel, a intolerância étnica se constitui como uma forma de violência tanto por meios explícitos, quanto implícitos. É impressionante, diz ele, como há uma certa criatividade nas manifestações de intolerância: desde agressão física até práticas mais sutis, como negar informações para a pessoa, desqualificando ela da condição de humana por causa de sua pele, cultura, estranhamento por suas vestimentas etc.

O professor prossegue tratando sobre como os governos não estão preparados para receber imigrantes. Explica que o Estado não foi projetado para lidar com as questões de quem chega, mas, sim, com as questões dos cidadãos que já nasceram naquele território. Dessa forma, aponta que isso gera uma tensão entre o que o Estado, a sociedade e determinados grupos querem e precisam, além de evidenciar uma conveniência para o governo, pois a presença do imigrante é utilizada como justificativa para diversos impasses que acabam surgindo no meio social.

Gediel também tece comentários acerca dos países de passagem, que não são o destino final das migrações. Conforme defende, é necessário que se criem políticas públicas para atender as necessidades desses indivíduos que estão em movimento, oferecendo condições mínimas para que a jornada seja segura em vários sentidos. Por outro lado, argumenta o entrevistado, ao se fixarem em alguma localidade, um grande desafio é a validação do diploma universitário, um processo burocrático que nem sempre resulta no esperado. Logo, continua, muitos desses sujeitos são obrigados a optarem por empregos com menores salários e em funções mais brutas, aumentando sua vulnerabilidade socioeconômica.

O professor conclui afirmando que o cenário da intolerância étnica possui nuances muito diversas em nosso país, sendo fundamental a atuação da universidade na busca por resoluções que tragam a integração e convivência harmoniosa do imigrante na nossa sociedade.

Assista a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria entre a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s