NUEVO Debate – Intolerância Político Ideológica, com o professor Dr. Dorival De Stefani

Transcrição e resumo por

Karina Rossetto Obrzut

Segundo o professor Dr. Dorival De Stefani, o desenvolvimento de uma sociedade passa, imprescindivelmente, pela política, que realiza uma grande mediação entre o âmbito econômico e social. Dessa forma, diz ele, a irresolução de questões em qualquer uma dessas esferas contribui fortemente para os inúmeros déficits que se observam atualmente no Brasil, como os problemas educacionais, inclusive no nível superior.

O professor prossegue tratando sobre a importância da consciência crítica e política para a população, tendo em vista a realidade imediatista que vivemos. Explica que isso é uma construção feita através da educação, fundamental para que o indivíduo consiga participar ativamente dos debates e consultas públicas, discutindo os problemas do país a longo prazo. Comenta, também, que o imediatismo se deve à propaganda de candidatos durante eleições: vendem apenas proposta que alcançam o período do seu mandato, sem fazer projeções para o futuro.

Nesse sentido, aponta que as crises advindas desse cenário geram uma grande polarização de correntes de pensamentos e fragilizam o nosso país. Além disso, o entrevistado argumenta que daí surge o medo e, como reação, as pessoas recorrem à violência, discriminação e intolerância. De fato, reflete Dorival De Stefani, é uma tentativa de aniquilar o outro, seja simbólica ou literalmente, para demonstrar que só um dos lados está certo e deve ser seguido.

Sendo assim, o professor destaca que a educação é a alavanca do nosso país e a chave para a manutenção de bom desenvolvimento socioeconômico. Todavia, defende que ela deve ser adequada para proporcionar aos indivíduos a chance de participarem da gestão política e não transformarem o medo em ódio, entendendo o outro e se unindo na lutando por sua comunidade.

Confira a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria entre a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s