NUEVO Debate – Intolerância Associada à Identidade de Grupo, com o professor e assistente social Marco Antonio da Rocha

Fonte: foto de Markus Spiske no Pexels

Transcrição e resumo por

Karina Rossetto Obrzut

Segundo o professor e assistente social Marco Antonio da Rocha, a intolerância associada à identidade de grupo é um fenômeno sobressalente em nossa sociedade e dificilmente será algo direcionado somente a uma pessoa. O foco primordial, diz ele, está em grupos cuja características são negativadas pela maioria e despertam o sentimento de intolerância aos demais grupos.

Nesse sentido, Rocha trata sobre a importância da identidade para o sujeito, sendo fundamental para a dinâmica social, pois define quem é cada um. Além disso, apesar de ser um aspecto individual, o entrevistado explica que a identidade só pode ser construída na relação com o outro, por meio do confronto com tudo aquilo que o indivíduo não é e da convivência com os grupos sociais.

Dessa forma, ele argumenta que, justamente pelo âmbito social ser formado por diversos grupos, interesses e ideologias distintas, espera-se a ocorrência de confrontos entre as diferentes partes, sendo os mais poderosos opressores dos mais fracos. O professor também comenta que, como a intolerância é calcada na desqualificação do outro como um ser de direitos, ela acaba em uma fronteira muito difusa da materialização em violência física.

O assistente social prossegue abordando as pressões psicológicas que a intolerância promove nos grupos minoritários, afirmando que todas convergem para uma única: a pressão para não existir de verdade na sociedade. Tendo em vista essa realidade, Rocha enfatiza que não é suficiente olhar para a tolerância como um modo de resolver a intolerância, mas, sim, adotar o acolhimento para que o outro se sinta, de fato, incluso e aceito na sociedade.

Por fim, o professor afirma que o melhor caminho para amenizar essa situação passa pela educação e pelo convívio com o diferente. Assim sendo, ele defende que todos os espaços formativos devem gerar oportunidades de debate sobre a intolerância para que as pessoas possam refletir sobre determinadas condutas que já estão socialmente naturalizadas e impregnadas no inconsciente coletivo.

Assista a entrevista completa:

O Nuevo Debate é uma parceria entre a UFPR TV e tem como objetivo a divulgação de entrevistas de acadêmicos e pesquisadores, com a finalidade de popularizar o conhecimento científico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s