Minority Report – Episódio 1

Iniciaremos a segunda temporada do Cine NUEVO!

O Cine NUEVO é uma iniciativa do Núcleo de Estudos da Violência Organizacional (NUEVO), iniciada com o objetivo de propor reflexões sobre o mundo contemporâneo versadas na arte, utilizando o cinema como um veículo pedagógico e reflexivo. 

Neste ano a temática que guiará as nossas discussões será o Sobreviver, desafio que sempre esteve posto para os humanos. A pandemia da Covid-19 e a eminente possibilidade de uma guerra com usos de armas atômicas, deflagrada na tensão criada entre a OTAN e a Rússia a partir da invasão desta nação à Ucrânia, evidenciam a urgência de pensar sobre como nos mantemos vivos ao mesmo tempo que estabelece o desafio de falar sobre o viver que tem orientado nossas existências no sistema de capital e na sociedade tecnológica, com todas as suas contradições. 

Como primeiro tema, escolhemos “O (Sobre)Viver no mundo tecnológico do capitalismo de vigilância, das redes sociais, do dark side da digitalização e de todas as interfaces associadas a esse novo/velho existir virtual”. O filme escolhido para orientar o debate é “Minority Report: A Nova Lei” (Steven Spielberg, 2002), obra inspirada no livro do escritor Philip K. Dick “The Minority Report” (1956) e disponível hoje em plataformas de streaming. Os convidados ao debate são: Carlos Alberto Debiasi, professor da Escola de Comunicação e artes da PUCPR e doutorando em Tecnologia e Sociedade PPGTE (UTFPR), Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, mestre em Administração pelo PPGA (UTFPR) e doutorando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e Ianaira Barretto Souza Neves, mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas e doutoranda em Administração pela mesma Instituição. A mediação será realizada por Egon Bianchini Calderari, mestre em Administração pelo PPGA (UTPFR). 

O evento será transmitido ao vivo no dia 30 de junho (quinta-feira), a partir das 18h00, pelo canal do Youtube do NUEVO (https://www.youtube.com/channel/UCgJxjEK_MswDIJLuU1-_SXg). As inscrições para fins de certificação poderão ser realizadas durante o evento, em link encaminhado via chat. Os participantes poderão também fazer comentários e perguntas aos debatedores, se assim desejarem. 

Além de assistir ao filme, recomendamos que as interessadas e os interessados no debate proposto acessem os seguintes conteúdos que poderão auxiliar em suas reflexões:

COMISSÃO DE JURISTAS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICAL. Comissão promove seminário sobre democracia e inteligência artificial. TV Senado, 09 jun. 2022. Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=gdmGaMSCB4c&ab_channel=TVSenado

ELMHOLDT, K. T.; ELMHOLDT, C; HAAHR, L. Counting sleep: ambiguity, aspirational control and the politics of digital self-tracking at work. Organization, 29 nov. 2020. Disponível no link: https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1350508420970475

GARATTONI, B. Bot de inteligência artificial adquiriu consciência, diz engenheiro do Google; empresa nega. Revista Super Interessante. Disponível no link: https://super.abril.com.br/coluna/bruno-garattoni/bot-de-inteligencia-artificial-adquiriu-consciencia-diz-engenheiro-do-google-empresa-nega/

GUIMARÃES, H. Nos erros de reconhecimento facial, um “caso isolado” atrás do outro. Piauí, 22 set. 2021. Disponível no link: https://piaui.folha.uol.com.br/nos-erros-de-reconhecimento-facial-um-caso-isolado-atras-do-outro/.

LATHAM, K. Os microchips que permitem pagamento com a mão. BBC Brazil, 11 abr. 2022. Disponível no link. https://www.bbc.com/portuguese/geral-61066442.

PLATINI, M. Violência policial e banalização da vida se repetem em regiões brasileiras durante operações. Congresso em Foco, 28 mai. 2022. Disponível no link: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/pais/violencia-policial-e-banalizacao-da-vida-se-repetem-em-regioes-brasileiras-durante-operacoes/.

Esperamos a participação de vocês!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: