“Um Sonho Possível” (John Lee Hancock, 2009)



Vem aí o segundo episódio da segunda temporada do Cine NUEVO!
O Cine NUEVO é uma iniciativa do Núcleo de Estudos da Violência Organizacional (NUEVO), iniciada com o objetivo de propor reflexões sobre o mundo contemporâneo versadas na arte, utilizando o cinema como um veículo pedagógico e reflexivo.
Neste ano a temática que está guiando as discussões do núcleo versa sobre o Sobreviver, desafio que sempre esteve posto para os humanos. A pandemia da Covid-19 e a eminente possibilidade de uma guerra com usos de armas atômicas, deflagrada na tensão criada entre a OTAN e a Rússia a partir da invasão desta nação à Ucrânia, evidenciam a urgência de pensar sobre como nos mantemos vivos ao mesmo tempo que estabelece o desafio de falar sobre o viver que tem orientado nossas existências no sistema de capital e na sociedade tecnológica, com todas as suas contradições.
Como segundo tema proposto à discussão escolhemos “O (Sobre)Viver a partir do (Re)Existir por meio da solidariedade, das ações que visam mudanças sociais substantivas, que valorizam formas alternativas de organizações e de produção da existência material e espiritual”. O filme escolhido, que orientará o debate é “Um Sonho Possível” (John Lee Hancock, 2009), cujo roteiro foi inspirado no livro “The Blind Side: Evolution of a Game” do escritor Michael Lewis. As convidadas e o convidado ao debate são: Giselle Quaesner, doutoranda em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR. Realizou o Mestrado no mesmo curso e se graduou em Comunicação Institucional na mesma instituição. Atualmente, pesquisa temas como solidariedade e anarquismo; Carlos Alberto Debiasi, professor da Escola de Comunicação e artes da PUCPR e doutorando em Tecnologia e Sociedade PPGTE (UTFPR) e; Rafaela Novaski, mestre em Administração UTFPR, especialista em Gestão de Negócios – UFPR e bacharel em Ciências Contábeis- UFPR. Atualmente ela é também bolsista Cnpq e professora da escola de negócios da Uniopet. Sua pesquisa está relacionada ao tema de arranjos não convencionais e tecnologias alternativas e sociais. A mediação será realizada por Egon Bianchini Calderari (UTFPR), mestre em Administração pelo PPGA (UTPFR).
O evento será transmitido ao vivo no dia 25 de agosto (quinta-feira), a partir das 18h00, pelo canal do Youtube do NUEVO (https://www.youtube.com/watch?v=7wj9kybCQt0&ab_channel=NUEVO-N%C3%BAcleodeEstudosdaViol%C3%AAnciaOrganizacional). As inscrições para fins de certificação poderão ser realizadas durante o evento, em link encaminhado via chat. Os participantes poderão também fazer comentários e perguntas aos debatedores, se assim desejarem. Recomendamos aos participantes que assistam ao filme antes do evento.
Esperamos a participação de vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: