Colunas

Antropoceno e Estudos Organizacionais: notas e preocupações conceituais, metodológicas e ontológicas[1]

Por Gustavo Matarazzo Rezende Alerta! Caso você esteja procurando formas de aplicar o conceito de Antropoceno nos Estudos Organizacionais, é bastante provável que você saia com muito mais dúvidas do que respostas. Objetivo, com este texto, apresentar algumas perspectivas conceituais sobre o Antropoceno e, posteriormente, construir questionamentos acerca das dimensões conceituais, metodológicas e ontológicas do…

Grupo Focal e Observação Participante [resenha teórica]

Por Kamille Ramos Torres, France Linko Chou e Edson Fonseca de Oliveira Essa resenha teórica tem como objetivo apresentar a discussão em torno dos métodos de coletas de dados Grupo Focal (1) e Observação participante (2). Para tanto foram utilizados os capítulos escritos por: Finch e Lewis[i] e intitulado “Focus groups”; Freitas e Oliveira[ii], “Focus…

Pesquisa Documental, Revisão Integrativa e Meta-Análise [resenha teórica]

Por Ariane Taborda Ribas, Mariel Mayer Pilarski, Renata Santos e Silmara Dellaqua Nesta resenha serão abordados os métodos de (1) pesquisa documental, (2) revisão integrativa e (3) meta-análise, com base nos textos “Historical Analysis of Company Documents” de Michael Rowlinson[i]; “Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa” de Peter Loizos[ii]; “Integrative review: what is…

Grounded Theory [resenha teórica]

Por Herminda A. Bulhões da Silva Hashimoto e Kamille Ramos Torres Esta resenha teórica tem por objetivo, trazer um diálogo sobre as ideias e conceitos propostos pelos autores do livro Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais[i], dos artigos Usos e Aplicações da Grounded Theory em Administração[ii] e A critique of using grounded theory as a research…

O que se escreve mesmo sabendo que tudo não passa de uma crença

Por Francis Kanashiro Meneghetti Entendo que existem três crenças que nos mobilizam. São raras as pessoas que não as tenham como teleologia. São elas: Existe um propósito para nossa existência. O futuro nos reserva algo melhor. No final, o bem vence o mal.  Na primeira, independente se uma pessoa acredite que há vida após a…

O perspectivismo Ameríndio e os Estudos Organizacionais

Por Ana Paula Medeiros Bauer e Sergio Eduardo Pinho Velho Wanderley Tupi, or not tupi that is the question, essa provocação feita por Oswald de Andrade em 1928 na publicação do Manifesto Antropófago nos intriga até hoje. O campo de ensino e pesquisa em administração, ainda detém muita influência estrangeira, principalmente vindo do norte global…

Sobre Pensar o que Vem a Cabeça

Por Francis Kanashiro Meneghetti Um homem, como eu, depois de uma certa idade, simplesmente se lança a escrever. Não há mais tempo para articular previamente as ideias. Essa conduta é para quem é inseguro. Para quem precisa mediar a realidade com as mentiras produzidas por si mesmo para aguentar essa vida tediosa que se instalou…

Etnografia e a análise das organizações [resenha teórica]

Por Mariana Mickosz Ravedutti Paul, Marina Emanuelli Belo e Stephanie Daher Nesta resenha teórica buscamos contextualizar a etnografia e o método etnográfico com base em três principais tópicos: definições (1), paradigmas (2) e perspectivas (3). Para isso, estabelecemos um diálogo entre o primeiro capítulo do livro Ethnography: Principles and Practices intitulado de “What is ethnography?”[i],…

O capitalismo de vigilância e os estudos das organizações: Estudando Shoshana Zuboff

Por Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna “Quanto maior a certeza, menor a liberdade.” Essa frase foi dita pela Professora Shoshana Zuboff, e ilustra exatamente aquilo ela encontrou em suas pesquisas sobre o surveillance capitalism. Sua percepção a respeito dos caminhos que levaram as tecnologias digitais, especialmente aquelas que permitiam diferentes formas de customização, de ferramentas…

Agora é a hora do jeito Nirvana de ser!

Por Francis Kanashiro Meneghetti Nirvana. Segundo a crença budista, quem atinge o nirvana vê de forma definitiva o fim do sofrimento humano. Mas para que isso aconteça é preciso a supressão total dos desejos e de um novo estado de consciência individual, desapegado de tudo que é humano. As religiões consideram uma possibilidade real atingir…

Jessé Souza: Por uma Nova Teoria Social nos Estudos Organizacionais Brasileiros

Por Egon Bianchini Calderari Quem somos, de onde viemos e para onde vamos? Estas são, segundo Jessé Souza, as três perguntas fundamentais que uma teoria de longo alcance precisa responder para tornar-se a interpretação oficial de uma sociedade. Sociólogo, dono de um tom provocativo e de uma linguagem direta e acessível, Jessé arrisca-se por novos…

Pierre Bourdieu, a Teoria do Campo Social e seu uso nos Estudos Organizacionais

Por Kamille Ramos Torres Este texto tem como objetivo apresentar um pouco da trajetória social de Pierre Bourdieu e os principais conceitos da Teoria do Campo Social, que são: campo, habitus e capital. Além de uma breve revisão sobre o seu uso nos Estudos Organizacionais. Pierre Bourdieu (1930-2002) é um importante sociólogo francês, filho de…

O Ovo e a Intimidade. Porque devemos revelar nossas preferências para outras pessoas!

Por Francis Kanashiro Meneghetti O título do texto é estranho, confesso. Mas não é nada do que você está imaginando, apesar de ser um texto revelador da nossa intimidade.  O ovo é um alimento popular. É considerado um vilão, por causa do colesterol, comida de pobre porque é mais barato que a carne, comida de…

Os Estudos Organizacionais e os conflitos epistemológicos e ideológicos

Por Kamille Ramos Torres e Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna Á partir de hoje, dia 01 de junho de 2020,  nós inauguramos a nossa coluna intitulada “Pensadores, Teorias e Contribuições nos Estudos Organizacionais”, tendo como objetivo apresentar as contribuições teóricas e metodológicas em uma linguagem facilitada. Mas, o que são Estudos Organizacionais? Os Estudos Organizacionais…

O tirano nosso de cada dia

Por Francis Kanashiro Meneghetti “Um homem que não pode escolher deixa de ser um homem”[1]. Devemos ser capazes de escolher entre tudo que queremos. Sim, nós queremos tudo, mesmo sabendo que não podemos ter tudo e que não conseguimos lidar com tudo que queremos. Queremos saber mais, sermos mais poderosos, mais bonitos e atraentes, mais…

Sobre ter certeza de ser mal para tentar ser bom!

Por Francis Kanashiro Meneghetti “Há alguma razão em fazer o julgamento de um homem pelos aspectos mais comuns de sua vida; mas, tendo em vista a natural instabilidade de nossos costumes e opiniões, muitas vezes me pareceu que mesmo os bons autores estão errados em se obstinarem em formar de nós uma ideia constante e…

A esperança habita o céu estrelado!

Por Francis Kanashiro Meneghetti Quando eu era criança, antes mesmo dos dez anos, duas situações me deixavam espantado! Primeiro, a violência. Segundo, o céu estrelado! A primeira situação me transformou em um cientista. São vinte anos dedicados a realização de pesquisas e estudos sobre a violência, nas suas formas de manifestações mais cruéis. Depois de…

Quem nos faz tão bem?

Por Francis Kanashiro Meneghetti Você sabe quem te faz bem? São poucas pessoas, certamente. Muitas pessoas que consideramos positivas para nós, no fundo, nos geram mais estresse, desgaste emocional, fadiga e perda de saúde mental. E isso, muitas vezes, tem pouco a ver com a proximidade ou distância que temos dessas pessoas. Existem convivência com…

Leitores prudentes celebram suas próprias ignorâncias!

Por Francis Kanashiro Meneghetti Não existem verdades definitivas. Mas existem verdades possíveis. Isso implica em abandonar qualquer forma de meio termo, de mediocridade, de senso comum. As possibilidades como verdades têm maiores chances de estarem nos exageros, nos radicais, nos extremos. Um escritor que abandona a busca das verdades possíveis em detrimento do meio termo,…


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.