Divulgação

NUEVO Debate – Intolerância Associada à Cor da Pele, com a professora e pesquisadora Dra. Juliana Cristina Teixeira

Resumo e Transcrição por Karina Obrzut Rossetto A professora e pesquisadora Dra. Juliana Cristina Teixeira inicia o debate chamando atenção para a dicotomia entre intolerância e tolerância. Conforme expõe, a palavra tolerar possui contornos densos, uma vez que o indivíduo tolera aquilo que enxerga como muito diferente ou depreciativo, sendo impossível aceitar e acolher, somente…

Tolerância nas Organizações

Diálogo com o Prof. Dr. Francis Kanashiro Meneghetti (UTFPR) Realizado por Ana Silvia Alves Borgo Neste diálogo o Professor Francis apresentou os resultados da pesquisa quantitativa e qualitativa realizada com cerca de 1.400 pessoas, que demonstram que a realidade brasileira é preocupante e requer ações concretas de combate às diversas formas de intolerância. Esta pesquisa…

NUEVO Debate – Intolerância de Gênero, com a professora Dra. Cintia de Souza Tortato

Transcrição e resumo por Karine Rossetto Obrzut Segundo a professora Dra. Cintia de Souza Tortato, a intolerância de gênero pode ser identificada em momentos cotidianos, como esperar um resultado menos produtivo de uma menina ao realizar a mesma atividade que um menino, e perpassa por questões históricas e culturais, herdando, da colonização, a perspectiva do…

NUEVO Debate – Intolerância Associada à Condição Física e Mental, com a professora e pesquisadora Dra. Silvia Andreis Witkoski

Transcrição e resumo por Karina Rossetto Obrzut Segundo a professora Dra. Silvia Andreis Witkoski, a intolerância associada à condição física e mental não só ainda é muito presente, como pode ser percebida na própria linguagem, por meio da utilização de expressões em tom pejorativo, como “você é surdo!”, entre outras. O pressuposto por trás disso,…

NUEVO Debate – Intolerância Associada à Condição Econômica e de Classe, com o professor Dr. Jelson Roberto de Oliveira

Transcrição e resumo por Karina Rossetto Obrzut Segundo o professor Dr. Jelson Roberto de Oliveira, a divisão em classes sociais é algo tradicional em nossa sociedade, sendo acompanhado por uma grande resistência da elite contra os pobres, que são os sustentáculos da sociedade e os responsáveis pelos avanços. Essa relação, diz ele, é historicamente tensa,…

NUEVO Debate – Intolerância Político Ideológica, com o professor Dr. Dorival De Stefani

Transcrição e resumo por Karina Rossetto Obrzut Segundo o professor Dr. Dorival De Stefani, o desenvolvimento de uma sociedade passa, imprescindivelmente, pela política, que realiza uma grande mediação entre o âmbito econômico e social. Dessa forma, diz ele, a irresolução de questões em qualquer uma dessas esferas contribui fortemente para os inúmeros déficits que se…

Educação Sexista na TGA?

Susane Petinelli Souza¹ Ao pensar sobre as mulheres estudiosas que contribuíram para a produção de conhecimentos considerados basilares aos futuros administradores, fui remetida às maravilhosas aulas e leituras realizadas durante o curso de graduação em Administração. Contudo, eis que ao rememorar aqueles conteúdos e os conhecimentos que compõem a chamada Teoria Geral da Administração (TGA),…

NUEVO Debate – Intolerância Étnica, com o professor José Antonio Gediel

Transcrição e resumo por Karina Rosseto Obrzut Segundo o professor José Antonio Gediel, a intolerância étnica se constitui como uma forma de violência tanto por meios explícitos, quanto implícitos. É impressionante, diz ele, como há uma certa criatividade nas manifestações de intolerância: desde agressão física até práticas mais sutis, como negar informações para a pessoa,…

Discurso e história para repensar e transformar a Administração

Alexandre Hochmann Béhar¹ Marcos Gilson G. Feitosa² A crise sanitária e humanitária que vivenciamos pôs em debate o modelo de sociedade em que vivemos. Ganharam destaque críticas ao modo de produção capitalista, tanto no que se refere às causas da pandemia (como a intensa exploração ao meio ambiente), quanto às respostas a ela (como as…

Considerações sobre o estudo “No limite da razão: o deliberar e a phrónesis no trabalho Prisional”

Déris Oliveira Caitano¹ Maurício Serva² Um agente penitenciário chega para cumprir seu plantão, como em toda organização, ele tem um quadro de atividades estabelecidas de acordo com seu cargo e sua função. O trabalho deve seguir uma rotina de tarefas sequenciais divididas entre cada um dos plantonistas que manterá a organização em funcionamento. Todavia, em…

Foodscape: Trabalho, lazer, suor e prazer no caldeirão agridoce

Carlos Henrique Gonçalves Freitas¹ Cíntia Rodrigues² Valdir Machado Valadão Júnior³ Às 4h30min, em um bairro afastado de Uberlândia, Maria acorda para mais um dia de trabalho. Antes das 6h, ela estará a postos em uma cozinha de um restaurante, na região central da cidade, que abre às 12h. O restaurante é um empreendimento familiar, oferecendo…

NUEVO Debate – Intolerância Religiosa, com o professor e historiador Renato Mocelin

Resumo e transcrição por Karina Rossetto Obrzut Segundo Renato Mocelin, o homem sempre teve a necessidade de possuir alguma ligação com a espiritualidade e, a medida que as religiões foram sendo formadas, certos grupos começaram a acreditar que suas crenças eram superiores perante as demais. Nesse sentido, diz ele, surge a intolerância religiosa, que pode…

Aprender jogando: Gamificação nas Organizações

Soraia Finamor Neidenbach¹ Vanessa Martines Cepellos² Jussara Jéssica Pereira³ A gamificação tem sido estudada por diversas áreas, como a psicologia, ciências computacionais, educação, comunicação e, em menor escala, pela área de gestão e negócios. Entretanto, a gamificação aplicada ao contexto de gestão vêm aumentando nas organizações, o que justifica o desenvolvimento de estudos mais aprofundados…

NUEVO Debate – Segregação Socioespacial e Intolerância, com a professora Dra. Silvana Marta Tumelero

Resumo e transcrição por Karina Rossetto Obrzut Segundo a professora Dra. Silvana Marta Tumelero, o processo de desigualdade social do espaço é inerente à dinâmica da própria sociedade capitalista. É a partir da revolução industrial e de movimentos de urbanização, diz ela, que ocorre uma formação socioterritorial e espacial classificando áreas como nobres e outras…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.