
A Montanha Mágica de Thomas Mann
Carlos Debiasi1 Um livro pode conter muitas vidas em sua existência; outros podem mudar a existência em uma única noite de leitura amalucada. São igualmente raros e devem ser respeitados porque nos tocam como arte, são peças inestimáveis para o bem viver. Livros também podem atravessar o seu caminho em momentos específicos. Sou desses que…

A representação do trabalhador em Roniwalter Jatobá
Janete Ferron¹ O propósito deste texto é refletirmos acerca da linguagem e do texto literário produzido pelo autor contemporâneo Roniwalter Jatobá. Entendemos a linguagem na perspectiva adotada por Mikhail Bakhtin, ou seja, como um processo de interação, visto que é por meio da interação entre os sujeitos que se constitui a linguagem. Nessa perspectiva, a…

Ensino de literatura e racismo: é preciso superar a inocência
Jéssica Parizotto¹ Há mais de 30 anos, o crítico literário Antonio Candido proferiu, a pedido da Universidade Mackenzie de São Paulo, uma palestra sobre direitos humanos e literatura. O texto que posteriormente foi publicado em livro sob o nome de “Direito à Literatura” traz uma reflexão interessante e ainda muito pertinente sobre o que consideramos…

As Vidas dos Trovadores: narrativa e violência
Marcella Lopes Guimarães¹ Agradeço à equipe do Nuevo Blog, do Núcleo de Estudos da Violência Organizacional, vinculado ao Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Sociais (Ibepes), na pessoa da amiga Janaína More, o convite para trazer um aspecto do projeto de pesquisa que desenvolvo na UFPR, onde atuo como Professora do Departamento de História (DEHIS)…

Arte, Tecnologias e Determinismos: reflexões sobre “sulear-se”
Janaína More¹ Giovanna Pezarico² O primeiro passo, no retrocesso, é sempre calar a arte.Ai Weiwei As dinâmicas e movimentos contemporâneos relativos às formas de produção do conhecimento científico, do trabalho, do consumo, das artes e as implicações para as subjetividades têm repercutido de forma singular no cenário atual. Diante de tantas intolerâncias, assimetrias e desigualdades…

Arte e violência : da periferia à Literatura
Catia Toledo Mendonça¹ Qual o lugar da arte na sociedade? A quem pertence o espaço dos museus, das escolas de música, de dança e de pintura? “A arte existe porque a vida não basta”, afirmou Ferreira Gullar[i], poeta e crítico de arte, que em 2016 nos deixou. Infelizmente, o contato com a arte não tem…

A apreensão do desejo do outro nas relações abusivas
Vivian Bonfim¹ Whiplash, filme estrelado por Miles Teller e J. K. Simmons conta a história de um jovem músico e do professor, mestre do jazz. O desejo de Andrew em ser um grande baterista se esbarra na conduta abusiva do professor, Terence, com ele e com os outros alunos. Terence, muito exigente, dita algo que…

O Feio Industrial na vida moderna
Juliana Lazari¹ Umberto Eco[i], em seu famoso livro História da Feiúra, expõe com análise de imagens e textos esse conceito estético que confronta a Beleza. A feiúra, muitas vezes, é associada ao ruim, ao mal, horrendo, repulsivo, horripilante, desprezível, odioso, grotesco, entre muitos outros conceitos considerados negativos. No entanto, nos relembra Eco que, ao visitar…

A Literatura Memorialística de Susana Gertopán
Cynara Almeida Amaral Piruk¹ A escritora paraguaia, Susana Gertopán, pouco conhecida no Brasil, nasceu em Assunção em 1956 e é descendente de judeus que fugiram da Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Sua literatura foi publicada em antologias, periódicos e revistas do seu país e do exterior. Por isso, a autora apresenta narrativas que trazem…

O lugar que não existe
Rafaela Mota Ardigó¹ Quando li o clássico UTOPIA, lançado no ano de 1516, estava precisando sonhar. Em tempos em que a realidade parece cada vez mais se aproximar das distopias, penso que o sonho generoso de uma nova sociedade possível é uma boa escolha literária para diluir, um pouco, nossos pesadelos pós-modernos. Além de ser…

Literatura negra de resistência: três escritoras brasileiras, Firmina, Carolina e Bianca
Ângela Maria Rubel Fanini¹ Nesta comunicação, apresentaremos obras de algumas escritoras negras brasileiras do século XIX e XX, tratando das vozes sociais que daí emergem. Maria Firmina dos Reis, escritora maranhense e romântica do século XIX, nascida em 11 de março de 1822 e falecida em 11 de novembro de 1917, foi romancista negra, sendo…

A arte que nos afeta, a arte que nos transforma, a arte que nos encanta
Luciana Martha Silveira¹ Há bastante tempo nos perguntamos qual seria a serventia da arte. Vários autores e autoras se debruçaram sobre esta questão, para tentar entender a relação de necessidade entre a materialização de uma forma de expressão artística e os seres viventes de uma sociedade. Em todas as culturas, em todos os tempos da…

Numa xícara de café, pode-se colocar a beleza do mundo
Rafaela Mota Ardigó¹ Estávamos na Bahia, àquela de todos os santos. Salvador. Por uma indicação amiga repousávamos em um hotelzinho simpático no bairro do Rio Vermelho. Ali, além de se encontrarem os melhores pontos de Acarajé da cidade, adquirida com o dinheiro da venda dos direitos de “Gabriela, Cravo e Canela”, fica a casa onde…

Menina, estamos sozinhos no mundo
Rafaela Mota Ardigó¹ Faz pouco mais de quinze anos agora. O livro, escondido entre peças baratas e comerciais de uma biblioteca itinerante era “Memórias de minhas putas tristes”. Reconheço que o abracei naquele momento mais por curiosidade, – assumo que o autor era, para mim, um ilustre desconhecido apesar se sua vasta fama. À época,…

A geografia dos miseráveis
Carlos Alberto Debiasi¹ As grandes jornadas literárias me são caras e delas me satisfaço com gosto e não sem esforço: terminei esses dias o grande clássico Os Miseráveis, de Victor Hugo. Uma leitura não necessariamente de quarentena nem que tampouco levou quarenta dias; mais me parece que foram quarenta anos pra percorrer as 1956 páginas…
Carregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.