Pensatas e Ensaios

Sexualidade e Normalidade nas Organizações: “mas isso é ‘normal’, agora”?

Vinícius Galante¹ Temos assistido a um movimento acelerado de Diversidade & Inclusão (D&I) nas empresas no Brasil nos últimos anos. Grupos minoritários, ou melhor, politicamente minorizados, são a quem se destina políticas e práticas de D&I, que buscam, de maneira geral, promover a inclusão de mulheres, negros, pessoas com deficiência, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais[i] e…

Para todo problema complexo, existe uma solução simples, fácil e completamente errada

Bianca Cata-Preta¹ O título desse texto é uma citação adaptada do jornalista norte-americano H.L. Mencken e parece bastante apropriada para iniciarmos uma reflexão sobre as alternativas que surgiram no Brasil para o enfrentamento da pandemia de COVID-19. Essa frase me acompanha desde 2018, quando tomei conhecimento dela. À época, eu estava pesquisando sobre um movimento…

Você sabe o que é crime corporativo?

Elizeu Barroso Alves¹ Nos tempos atuais, quase que diariamente, os meios de comunicação noticiam casos de corrupção empresarial envolvendo muitas vezes, agentes públicos, seja sobre o andamento de antigos processos, seja sobre descobertas de desvios de conduta. Desta forma, estamos diante de uma realidade de empresas que cometem crimes, onde este é praticado pelo agente…

Respiramos, sufocadas há muitos séculos

Louise Rodrigues Silva¹ Escrevo essa reflexão como estudante de pós-graduação, mulher, negra de pele clara, cis, localizada no interior do sudeste brasileiro. Relato que ao me deparar com estudos decoloniais fiquei inquieta ao visualizar o quanto a colonização roubou de nós, população racializada como negra e, nos impediu de respirar e existir na miríade dos…

A atualidade da Enquete Operária de 1880 para pesquisas sobre o mundo do trabalho

Jennifer de Oliveira Martins¹ Em um contexto de crescimento de teses e artigos acerca do fim do trabalho e da crítica ao suposto anacronismo da categoria “classe trabalhadora”[i], o presente texto tem como objetivo defender a atualidade da “Enquete Operária de 1880” elaborada por Marx[ii], sob encomenda da Revista Revue Socialist para as pesquisas no…

Epistemologia e Questões Raciais

Mariana de Santana Lourenço¹ O presente texto tem por objetivo refletir sobre como as fontes de conhecimento também são um espaço de disputa no qual as práticas hegemônicas se perpetuam. Essa situação é aqui exemplificada a partir das discussões de Renata Santos, sobre o ensino da história da arte brasileira, somadas as reflexões de Sueli…

O documento-monumento e os organismos internacionais

Gabriel França Sundin¹ O objetivo com este pequeno texto é traçar breves ideias a respeito do papel do documento na pesquisa científica, a forma de compreendê-lo e sua importância. Para alcançar este fim, trata-se de algumas concepções metodológicas sobre documento-monumento e sua expressão em documentos de orientações e diretrizes de organismos internacionais como o Banco…

Normopatia: sintoma da manipulação política da ameaça de precarização e exclusão social

Ana Silvia Alves Borgo¹ Sendo bem-sucedidos na sociedade e no trabalho, os normopatas se ajustam bem ao conformismo, como um uniforme, portanto, carecem de originalidade, de personalidade [i]. Segundo Duarte e Mendes, este conceito tem origem, citando Schotte (1986) e Mac Dougall (1982), “no estudo de psicopatologistas […]” para “[…] designar certas personalidades que se…

O Método Qualitativo na Pesquisa em Psicologia

Maristela Sobral Cortinhas¹ Hessen (1889-1971) (1973), ao abordar sobre a teoria do conhecimento e, especificamente, sobre a história do pensamento filosófico no ocidente, afirma que o conhecimento oscila entre dois conceitos essenciais: “concepção do eu” e a “concepção do Universo”[i]. Neste sentido, o autor afirma que a história da filosofia apresenta-se como um movimento pendular…

O homem médio do Direito Penal: a característica orgânica da justiça restaurativa como alternativa para resolução de conflito equânime

Eduardo Ressetti Pinheiro Marques Vianna¹ Regina Martinello Gonçalves Lins² Nos estudos do Direito Penal, o agente que pode ou não ser sujeito de punição desenha-se a partir de um conceito de “homem médio”. Esse título é dado ao “homem ideal”, “agente modelo”, “pessoa consciente e cuidadosa”, “pessoa prudente e de discernimento”, ou seja, tem o…

A acolhida humanitária de IFES aos movimentos migratórios contemporâneos no Brasil. Um marco histórico.

Nayara Stelmach de Melo¹ A construção da história das migrações contemporâneas no Brasil é papel dos pesquisadores e historiadores, como contribuição para as próximas gerações. Com isso em mente podemos exemplificar essa contribuição com o trabalho que está sendo desenvolvido pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no sentido de acolhida humanitária de migrantes no…

As tensões que vêm redesenhando o ensino de Administração no século XXI

Amanda Albuquerque Gross¹ Para a antropóloga e historiadora brasileira Lilia Schwarcz (2020[i]), o século XX se encerrou de fato com o início da pandemia da Covid-19. Se o século anterior foi marcado por uma utopia tecnológica e desenvolvimentista, a crise sanitária, por sua vez, explicitou as fraturas sociais, econômicas, ambientais e morais em todo o…

Arte, tecnologia e pesquisa

Felipe Santos Gomes¹ Podemos pensar na relação entre o avanço da tecnologia, o aumento de sua disponibilidade e a prática evolutiva da atividade artística como ponto de partida para o aprendizado e o desenvolvimento de métodos para a pesquisa dentro deste campo transdisciplinar em desenvolvimento. Assim como aponta Paulo Bernardino, doutor em Estudos de Arte,…

O cotidiano urbano através da análise de imagens fotográficas

Ana Elyze Santos Martins de Gois¹ A diversificação das fontes de pesquisa para dentro dos estudos culturais foi intensificada no século XX com a criação de novas práticas culturais, bem como novos olhares para estes materiais, novas problemáticas e possibilidades. A fotografia embora surja no século XIX e tenha se popularizado no século XX nos…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.