Pensatas e Ensaios

As tensões que vêm redesenhando o ensino de Administração no século XXI

Amanda Albuquerque Gross¹ Para a antropóloga e historiadora brasileira Lilia Schwarcz (2020[i]), o século XX se encerrou de fato com o início da pandemia da Covid-19. Se o século anterior foi marcado por uma utopia tecnológica e desenvolvimentista, a crise sanitária, por sua vez, explicitou as fraturas sociais, econômicas, ambientais e morais em todo o…

Arte, tecnologia e pesquisa

Felipe Santos Gomes¹ Podemos pensar na relação entre o avanço da tecnologia, o aumento de sua disponibilidade e a prática evolutiva da atividade artística como ponto de partida para o aprendizado e o desenvolvimento de métodos para a pesquisa dentro deste campo transdisciplinar em desenvolvimento. Assim como aponta Paulo Bernardino, doutor em Estudos de Arte,…

O cotidiano urbano através da análise de imagens fotográficas

Ana Elyze Santos Martins de Gois¹ A diversificação das fontes de pesquisa para dentro dos estudos culturais foi intensificada no século XX com a criação de novas práticas culturais, bem como novos olhares para estes materiais, novas problemáticas e possibilidades. A fotografia embora surja no século XIX e tenha se popularizado no século XX nos…

O pensamento indígena e o campo de Ciência, Tecnologia e Sociedade: discussões a partir do livro “A vida não é útil” de Ailton Krenak

Livia Weyl Costa¹ A proposta do texto a seguir é discutir como os conhecimentos indígenas podem se relacionar com as discussões dos estudos em ciência, tecnologia e sociedade, e a validação desses conhecimentos. Levando em consideração o livro “A vida não é útil” do líder indígena Ailton Krenak[i] e o artigo “Relações e dissensões entre…

A representação do trabalhador em Roniwalter Jatobá

Janete Ferron¹ O propósito deste texto é refletirmos acerca da linguagem e do texto literário produzido pelo autor contemporâneo Roniwalter Jatobá. Entendemos a linguagem na perspectiva adotada por Mikhail Bakhtin, ou seja, como um processo de interação, visto que é por meio da interação entre os sujeitos que se constitui a linguagem. Nessa perspectiva, a…

Ensino de literatura e racismo: é preciso superar a inocência

Jéssica Parizotto¹ Há mais de 30 anos, o crítico literário Antonio Candido proferiu, a pedido da Universidade Mackenzie de São Paulo, uma palestra sobre direitos humanos e literatura. O texto que posteriormente foi publicado em livro sob o nome de “Direito à Literatura” traz uma reflexão interessante e ainda muito pertinente sobre o que consideramos…

Reflexões sobre coisas chatas: como transver trabalho invisível presente nas infraestruturas de informação?

Mateus Filipe de Lima Pelanda¹ Manoel Wenceslau Leite de Barros (1916–2014) foi um poeta brasileiro que, em várias de suas poesias, trazia um novo sentido para coisas desapercebidas,  ou vistas como banais, mundanas. Para fazer isso, Manuel brincava com as palavras ao mudar a construção sintática das frases, também criando verbos, descrevendo, personificando e emprestando…

Discurso e história para repensar e transformar a Administração

Alexandre Hochmann Béhar¹ Marcos Gilson G. Feitosa² A crise sanitária e humanitária que vivenciamos pôs em debate o modelo de sociedade em que vivemos. Ganharam destaque críticas ao modo de produção capitalista, tanto no que se refere às causas da pandemia (como a intensa exploração ao meio ambiente), quanto às respostas a ela (como as…

A Memória como Condição Humana

Egon Bianchini Calderari¹ Quantas vezes nos pegamos a recordar o que desejamos esquecer a qualquer custo? Da nostalgia dos dias ensolarados da infância até à dor causada pela inevitável partida, as memórias nos perfuram como lâminas. Muito além de um mero acúmulo de experiências úteis, utilizadas como guias de ação para o atendimento das exigências…

Interferências da Cultura Pós-Moderna na Construção de Subjetividade – A sociedade Excitada: Filosofia da Sensação. (Christoph Turcke)

Isabel Medeiros¹ Diante do nosso modo de viver, há muitas invisibilidades quando falamos em consumo, sobretudo, em uma sociedade excitada pelo universo da mercantilização e contínuos choques áudio visuais, como diria Turcke (2010[i]), o qual buscaria minuciosamente decifrar e/ou caracterizar “contínuos” — sendo entendido como algo que, uma vez posto em movimento, não se pode…

Tu não Fazes Nada Além de Arte?

Monique Nascimento¹ Eloise Helena Livramento Dallagnelo² Marina Coelho³ Comumente dirigida a artistas, a frase “tu não fazes nada além de arte?” resguarda em si uma série de problemas, entre os quais abordaremos alguns neste espaço. Apontamos, incialmente, que muitos desses problemas são, em nosso entendimento, associados a não compreensão do fazer artístico enquanto trabalho. Situação…

Racismo algorítmico: A exclusão racial agora é “tech”

Ianaira Barretto Souza Neves¹ Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna² “Quem antes invadiu nossos mundos em busca de madeira, ouro e petróleo, agora adentra e tenta formatar nossas subjetividades com plataformas que buscam extrair nossos dados, modular nossas expectativas, reduzir nossas escolhas, predizer nossa vontade e embarcar nos códigos e sistemas algorítimicos as estruturas de dominação…

Teoria Queer e Empreendedorismo Crítico: uma alternativa de análise sobre o tema a partir das subjetividades do empreender

Amanda Zambelli¹ Nunca se falou tanto sobre empreendedorismo nos últimos anos. O Relatório Executivo sobre Empreendedorismo no Brasil (2019[i]) aponta que em números absolutos, há cerca de 53,5 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos à frente de alguma atividade empreendedora. Em relação a 2018, houve um aumento de 40% na taxa de novos…

Casais Dual Career: Repensando o Valor da Família nas Organizações

Danilo Andretta¹ A literatura acadêmica na área de carreira possui grande interesse sobre a construção das trajetórias profissionais dos indivíduos nas organizações. Há uma centralidade inerente às escolhas individuais e ao percurso que estes indivíduos realizam no mercado de trabalho, quando a carreira é vista sob a ótica do sujeito, ou um interesse mais voltado…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.